Crescimento da população idosa em Sergipe alerta para desafios na segurança

Em janeiro, cerca de 34 crimes foram registrados contra idosos

Por Por Redação Portal A8SE e SSP/SE 08/05/2024 16h56
Crescimento da população idosa em Sergipe alerta para desafios na segurança

Uma pesquisa divulgada pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil revelou que nos últimos 12 anos a população idosa de Sergipe cresceu cerca de 58%. Diante desse aumento, a preocupação das autoridades é que os crimes cometidos contra esse grupo cresçam cada vez mais.

Informações fornecidas pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), no ano passado, houve o registro de 214 casos de violência contra idosos no estado. Em 2024, apenas nos primeiros três meses, cerca de 34 casos de crimes foram registrados contra essa parcela da população sergipana.

Dentre os crimes mais recorrentes registrados no estado estão o de expor a risco integridade e a saúde física ou psíquica da pessoa idosa e o de apropriação de bens, proventos e rendimentos da vítima.

A delegada Nayanna Batalha, integrante do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), ressalta que a maior incidência dos crimes cometidos contra as pessoas idosas são praticados por agressores que possuem uma relação afetiva com a vítima.

“E quando a vítima percebe que está nesse ciclo de violência, ela tem dificuldade de rompê-lo para procurar as autoridades policiais para denunciar, pois o agressor é uma pessoa com vínculo afetivo”, explicou.

Denúncia

A polícia reforça que os crimes contra pessoas idosas podem ser denunciados ao DAGV, que conta com a Delegacia de Atendimento aos Idosos e Pessoas com Deficiência (DEAIPD).

Denúncias também podem ser repassadas de forma anônima à polícia por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp